Olá
O que ocorre quando são criadas leis ou orientações que confrontam tradições, heranças folclóricas de um povo ?
Entre tantos exemplos, podemos refletir nos mais simples, os quais tive a oportunidade de presenciar, quando lecionava na Educação Infantil.
Todos se lembram das Cantigas de Roda e músicas que as crianças cantavam e que até já se tornaram de domínio público.
Sem dúvida, que nos últimos anos, muitas leis foram apresentadas e aprovadas com o objetivo de evitar discriminação, exclusão e etc...
Mas e em relação as Cantigas de Roda ?
Por exemplo, recebemos uma orientação para que as música "Atirei o Pau no Gato" , "Boi da cara Preta" , "O Cravo e a Rosa" entre outras não fossem mais ensinadas ou cantadas com as crianças.
Motivo :
1) Atirei o pau no Gato. Incita a violência contra os animais. E a tal da Dª Xica, ao invés de repreender a criança, ficou "admirada".
Será que as crianças, cantando isso, despertam a vontade de dar uma paulada no primeiro Gato que aparecer ?
2) Canção de ninar Boi da Cara Preta. Incita o racismo, pois a pergunta é por que tem que ser o Boi da Cara Preta para assustar a criança ? Por que não pode ser o boi da cara branca, ou malhada ou marrom ?
3) O Cravo Brigou com a Rosa. Bem, essa, segundo especialistas, deixa bem claro o machismo, a violência doméstica entre casais que se amam, o Homem (Cravo) e a Mulher (Rosa).
Pular Amarelinha é o caminho para o Céu ou Inferno.
São questões que vemos, as tradições X novas leis.
Será mesmo que as crianças, cantando essas canções, vão estar no seu sub-consciente adquirindo hábitos como racismo ou violência ?
Fica a resposta para cada um analisar.
Mas, algumas escolas e até municípios proibiram essas e outras cantigas.
O mesmo ocorre com músicas populares mais antigas, em que os artistas ou quem as regravou tiveram que alterar certas frases ou palavras para se adequar as novas leis.
Palavras como Cigarro, Fumar, Referência a Negro ou Negra, etc...
Veja alguns exemplos em músicas antigas de Sambistas, ou Sandra de Sá, Bezerra da Silva e até o Raul Seixas, que no Show Baú do Raul, o fiel escudeiro e guitarrista do Raul, Rick Ferreira, cantou a música "Canceriano sem lar".
Na 1ª parte ele trocou a "Núvem Negra" por "Núvem Preta" e na segunda parte, ele preferiu deixar para que o público cantasse.
Fica a reflexão;
Abraços
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Posts Views +
-
As meninas da Gacharic Spin de volta da Turnê Elas não param mesmo... Participaram do 2012 Incheon Pentaport Rock Festival ...
-
Gacharic Spin !!! As meninas Japonesas estão em alta pelo mundo. You Tube Canal Oficial Gacharic Spin Site Oficial Gacharic...
-
Olá Como todos sabemos, a mídia oficial e os críticos costumam apoiar e divulgar o que eles acham que é sucesso ou os que estão pagand...
Veja Abaixo

Enquete
Notícias
Notícias
Música
Saúde
Humanas
Depoimentos
Tecnologia
Educação
Consultoria
Utilidades
Fale Conosco
Saúde
Humanas
Depoimentos
Tecnologia
Educação
Consultoria
Utilidades
Fale Conosco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Procuramos aqui tirar um grande proveito de opiniões.